Internet caindo toda hora? Saiba que você tem direito a desconto

Problemas com a internet caindo toda hora? A questão, além de incômoda, causa prejuízos financeiros quando acontece em empresas. Mas saiba que você tem o direito de receber um desconto, afinal não está recebendo pelo que paga. E atenção, isso não é aplicável apenas quando a conexão cai, mas também em casos de internet lenta.

Internet caindo

O artigo 20 do Código do Consumidor assegura que o contratante deverá receber um abatimento proporcional ao serviço não prestado em sua próxima cobrança. A proporção diz respeito ao tempo (superior a 30 minutos) em que a empresa ficou sem internet.

Há casos em que o tempo sem conexão ainda pode ser multiplicado por um fator presente em contrato. Por isso esteja atento para reivindicar seus direitos e não ter que pagar pelo que não foi usufruído.

Internet lenta

A internet lenta é um problema ainda mais comum entre as queixas de empresários. Infelizmente, há casos em que o provedor não oferece o mínimo de velocidade de internet estabelecida em contrato e isso também causa prejuízos.

Quantas vezes você mesmo não ficou irritado porque as páginas demoravam uma eternidade para carregar? Esse é um sinal de internet ruim e certeza de prejuízo para sua empresa.

Por isso o abatimento no valor da fatura é aplicável não apenas em casos de internet fora do ar, como também de baixa qualidade do serviço. Para comprovar a degradação do serviço, o consumidor pode fazer um teste de internet e, verificando a velocidade baixa, deve fazer uma reclamação ao provedor. O próprio protocolo de atendimento já é suficiente para que o provedor ofereça o desconto na próxima fatura.

O que a Anatel assegura quanto à velocidade da internet?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) faz o controle sobre a qualidade do serviço de internet tendo como base a taxa de transmissão média e a instantânea. Para a primeira, estabelece-se que o mínimo de entrega não pode ser menor que 80%. E no caso da velocidade instantânea, a conexão deve atingir no mínimo 40%.

Estando fora destes padrões mínimos, o provedor deve oferecer o desconto logo na próxima fatura.

Em situações em que é necessário fazer o corte do sinal de internet por motivos como ampliação da rede, manutenção ou similares, exige-se que a operadora comunique seus clientes com uma antecedência de pelo menos uma semana. E mesmo sendo um ato previsto, o abatimento proporcional também deve acontecer na próxima conta.

Dica para contratar internet boa

De acordo com uma pesquisa da Teleco, três operadoras dominam 85% do mercado de banda larga fixa. Apesar de existirem algumas iniciativas para a melhora do sinal, ainda são insuficientes para garantir o mínimo de qualidade exigida pela Anatel.

Em geral, a melhor qualidade de sinal provém de operadoras menores, com estrutura próxima aos seus clientes, que assim conseguem garantir a velocidade contratada e resolver problemas de forma rápida e eficiente. Por isso, na hora de contratar internet, dê preferência a provedores que ofereçam estrutura própria perto da sua empresa.

Como melhorar a velocidade da internet

Há casos em que é possível resolver alguns problemas de conexão sem ter que entrar em contato com o provedor. Temos algumas dicas práticas que vão ajudar você a acabar com o problema de lentidão na internet ou, em último caso, comprovar que o problema é com o  provedor e não com a sua estrutura interna.

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