Internet lenta na empresa: quais os prejuízos?

Internet lenta na empresa: quais os prejuízos?

Se não é raro ver sua equipe parada por conta de quedas da rede ou internet lenta, então é hora de dar atenção aos reflexos disso em sua empresa. Por serem problemas passageiros e que aparecem em meio a correria do dia a dia, é normal que nem sempre se dê a importância que eles merecem. Mas, saiba que uma internet ruim pode interferir diretamente no faturamento da empresa.

Produtividade no trabalho

Pare para contabilizar: quantas vezes a internet da sua empresa caiu no mês passado e quanto tempo seus funcionários ficaram sem ter como trabalhar? Talvez você não se lembre exatamente, mas se começar a colocar isso no papel e incluir também os dias em que a conexão fica lenta, chegará a um período considerável de tempo perdido.

A produtividade no trabalho é prejudicada não apenas por esses períodos, mas também pelo estresse emocional que situações assim causam. Imagine a irritação da equipe tendo que lidar com uma queda durante uma reunião com o cliente ou tendo que terminar um trabalho urgente, por exemplo.

Internet lenta causa prejuízos financeiros

Com uma conexão lenta, toda a cadeia de produção e atendimento ao cliente fica prejudicada, tomando mais tempo do funcionário, que fica limitado a velocidade da internet.

Todos esses pontos podem transparecer na qualidade dos serviços prestados e também no faturamento.

Por exemplo, se você contabilizou que em um mês sua equipe perde 30 minutos de trabalho por conta da internet ruim e supondo que você tenha 20 funcionários, no fim do mês tem-se 10 horas de trabalho perdidas por conta de um serviço que você paga, mas que não é prestado como deveria.

Não é um cenário muito justo, não é mesmo?

Clientes insatisfeitos

No caso de empresas que dependem da internet e de sistemas on-line para funcionar, as quedas causam prejuízos ainda maiores, pois toda a estrutura de trabalho fica comprometida, impedindo o atendimento ao cliente.

Muitas vezes, os clientes perdem tempo se dirigindo à empresa e quando descobrem que os serviços estão fora do ar, acabam se irritando. As chances de perder esses clientes são grandes; afinal, quem gosta de perder tempo?

O mesmo se aplica a situações em que a pessoa liga para a empresa pedindo informações e não pode ser atendida por conta de um sistema fora do ar.

Outro problema acontece quando o cliente faz uma teleconferência com sua empresa e tem que encarar uma internet lenta. Provavelmente, ele sairá irritado por gastar mais tempo do que deveria com essa tarefa e ainda por correr o risco de lidar com mal-entendidos.

Perder vendas

Caso você tenha um e-commerce gerenciado em sua própria empresa, é provável que perderá vendas se contar com uma internet ruim. Seu consumidor desistirá rápido se encontrar problemas no fechamento da compra.

A concorrência na internet é acirrada e pequenas falhas podem ser motivo para tirar a credibilidade e eficiência da sua loja virtual.

Como melhorar a internet da sua empresa

Para ajudar você acabar com todos esses problemas, criamos um vídeo com 8 passos para você melhorar a velocidade da internet da sua empresa sem ter que chamar nenhum técnico. São dicas simples que você mesmo e seus funcionários podem executar.

  • Share post