Qual a velocidade de internet ideal para cada tipo de empresa?

A velocidade da internet é um dos principais pontos que você deve dar atenção ao escolher o melhor plano para sua empresa. Nem sempre o melhor para sua necessidade é o mais rápido, tudo depende de uma série de fatores importantes, que influenciam no desempenho da conexão. Veja algumas orientações que vão ajudar você a fazer a melhor escolha.

Entenda o que influencia a velocidade da internet

A navegação na internet se constrói com a transmissão e recepção de dados; o tempo que se leva para que esse processo aconteça é o que chamamos de velocidade da internet. Ao carregar uma página, fazemos a solicitação ao servidor onde o site está hospedado, ou seja, enviamos um dado de solicitação, e o servidor responde baixando suas informações em nossa máquina.

A performance da conexão se dá por dois processos: a velocidade de upload e de download. O primeiro relaciona-se com o envio de dados e o segundo com o recebimento dos mesmos.

Ao fazer a contratação do melhor pacote de internet para sua empresa, é importante ter em mente esses dois processos e as necessidades do tipo de tarefa desempenhada por sua empresa. Mas isso não é tudo.

O que considerar para escolher o melhor pacote de internet para empresas

Quando o assunto é velocidade da internet para empresas, é normal achar que a maior será sempre a melhor opção, mas cuidado com esse pensamento, pois ele pode ser equivocado.

Como você viu logo acima, a qualidade da conexão depende da eficiência para envio e recebimento de dados, são dois processos diferentes, mas dependentes. Ou seja, o desempenho da conexão depende de um equilíbrio entre a velocidade de download, upload e o nível de uso de cada processo da sua empresa.

Geralmente, considera-se a velocidade de download mais importante, já que é mais comum baixarmos dados do que enviarmos. Na maior parte dos casos, o upload possui metade da velocidade de download. Estando muito abaixo disso, a navegação será prejudicada.

Mas, nem sempre esse cenário é o melhor para todos os tipos de empresas. Caso a sua empresa trabalhe muito mais com o envio de dados do que com o recebimento, o ideal é que a velocidade de upload seja igual a de download.

Outra questão importante, que faz diferença na qualidade da navegação, é a latência ou ping da internet. Esse dado revela o tempo de resposta na rede, ou seja, refere-se ao tempo que uma informação leva para transitar de um ponto a outro. Sendo assim, quanto menor a latência, melhor o pacote de internet.

O segredo para escolher o melhor pacote de internet é saber criar uma boa fórmula entre as velocidades de download, upload e o tipo de tarefa desenvolvida em sua empresa.

  • Share post