BLOG

Internet lenta?
Entenda o que é baixa latência

A latência influência na navegação da sua rede. Quanto menor, maior será a velocidade do seu acesso as informações na internet. ​

A velocidade da internet é medida pela latência e largura de banda. Talvez você já tenha ouvido falar da largura de banda, mas o que é latência? As duas trabalham juntas. Quando você envia um e-mail, acessa um site ou faz uma transmissão, o tempo de ida e volta do pacote de dados é a latência, enquanto a largura de banda é o “caminho” por onde essas informações vão passar. Dessa forma, banda é a quantidade de informação que a rede pode transportar e latência é o tempo que elas levam pra transitar pela rede de um ponto a outro. Entenda porque a velocidade aumenta quando a latência é menor.

CAMINHO DA LATÊNCIA

Quando você acessa um site, por exemplo, o sinal sai do seu computador através da internet, passa pelas redes da rua, entra em cabos da rodovia e chega nas operadoras que hospedam informações do site. Durante esse percurso, a latência é um fator muito importante. Imagine que a latência é a velocidade que um caminhão, carregado com dados, trafega em uma rua e a largura dessa rua é a banda. Se a rua for larga o bastante, posso colocar mais caminhões para fazer o transporte dos dados de uma vez. Dessa forma, o tempo do trajeto vai diminuir e a velocidade será maior.

FATORES QUE INFLUENCIAM

Diversas condições influenciam uma baixa ou alta latência. Como o meio de transmissão, congestionamento de rede, roteadores e firewalls super utilizados. Porém, um fator primário é a distância física entre o usuário e o servidor. Isso pode afetar a propagação, que é o tempo que o pacote demora para viajar na velocidade da luz. Alguns servidores utilizados são internacionais com uma distância grande e, automaticamente, uma latência maior.

COMO TER BAIXA LATÊNCIA

Utilizar servidores mais perto de você proporciona uma baixa latência. A transmissão, solicitação e compartilhamento de dados será mais rápida. Servidores nacionais, garantem uma baixa latência, diferente de provedores que utilizam servidores internacionais.

Com Data Centers e servidores espalhado pelo Brasil, sua navegação será mais rápida. Por isso, temos estrutura no interior de São Paulo e servidores no Brasil conectados a diversos pontos de transmissão. Entre em contato conheça nossas soluções.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Presidente Prudente – SP | 18 3226 2222

Av. Cel. José S. Marcondes, 983 – Centro

 

São José do Rio Preto – SP | 17 3222 6167

Avenida Bady Bassit, 2966 – Centro

Ribeirão Preto – SP | 16 3610 5050

Av. Antônio Diederichsen, Ed. Metropolitan 905

 

São Paulo – SP |  11 3500 4780

Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 1748 – Ed. Eoffice

marketing@iftnet.net.br

Atendimento ao cliente – 0800 774 2221