VPN-IP

         VPN-IP

Rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, a VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) possibilita a conexão de dois computadores por meio de uma rede com a internet.

As redes VPN são muito utilizadas por empresas, especialmente nas companhias em que funcionários trabalham remotamente, possibilitando a conexão com a estrutura interna, mesmo estando longe. Usuários comuns também utilizam a tecnologia para construírem redes privadas.

Ao invés de realizar esse procedimento por meio de links dedicados ou redes de pacotes, utiliza-se a infraestrutura da internet para conectar redes distantes e remotas.

É possível aumentar consideravelmente a segurança dos dados que trafegam pela rede por meio da criptografia das informações e comunicações entre hosts da rede privada.

Para isso, é criada uma suite de protocolos para a construção de túneis seguros sobre redes de internet e intranet, conhecida por IPSex (IP Security Protocol).

Todos os dados passam pelo gateway para serem cifrados antes de percorrerem o caminho para a máquina de destino ou decifrados antes do recebimento dos  dados.